TELE MATRÍCULA: Sobral: (88) 3614.2131 / Maracanaú: (85) 3293.8489 / São Benedito: (88) 3626.2362

Como acabar com o nervosismo no dia do Exame

exame

Existem dois motivos que mais reprovam os alunos na prova de direção: são eles o nervosismo e a ansiedade. Se você também sofre com isso veja como permanecer concentrado, mesmo sob pressão, e assim conseguir a sua aprovação no exame prático do Detran.

O processo de AVALIAÇÃO é algo que, por si só, gera nervosismo, tensão e ansiedade em quem está realizando a prova prática. A mente humana não foi programada para ser avaliada;

A figura do examinador, sentado ali do seu lado, mexe com o emocional de qualquer um. Este último, muitas vezes com uma postura autoritarista, nada gentil e com fisionomia fechada. Tudo isso cria na mente do candidato uma imagem ruim da pessoa do examinador, nos levando a desenvolver uma crença limitante, ao pensar que ele está ali para te reprovar.

Sua mente entende que você está numa situação de confronto, e essa situação gera inúmeras reações emocionais, cognitivas e fisiológicas com respostas físicas como as listadas abaixo

1 aumento dos batimentos cardíacos;
2 aumento da pressão arterial;
3 tensão muscular;
4 dor de cabeça;
5 suor excessivo;
6 estresse dentre outros.

O ambiente desagradável causado pela avaliação, somado à crença limitante criada sobre a figura do examinador são dois ingrediente fatais para detonar com o seu emocional e fazer com que você perca totalmente o controle das suas ações que, consequentemente, o levará à reprovação.

Mas e aí, como resolver essas situações?

Para que você possa programar o seu cérebro para adaptar-se ao sistema de avaliação, peça o seu instrutor durante as aulas para fazer simulações, exatamente conforme o que será cobrado no dia do exame prático di direção no Detran.

Com o tempo, o seu cérebro passará a interpretar, tanto a avaliação, quanto o ambiente de prova, como uma situação de normalidade, e assim você se sentirá mais confortável e tranquilo com essas situações.

O problema do nervosismo na presença do examinador, também será resolvido com as simulações feitas em aulas.

Como o instrutor é alguém pelo qual você tem empatia, o fato dele te avaliar durante as aulas vai fazer o seu cérebro associar essa empatia com o examinador, cuja função também é de avaliar.

Coloque essas dicas em prática e com certeza você irá ficar mais tranquilo para realizar sei exame prático com mais segurança.

Receba Novidades Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos exclusivos.
Utilidades
© COPYRIGHT - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTO ESCOLA SHALLON
ALUNO ON-LINE